4 found
Order:
  1.  15
    Ética espinosana E filosofia da educação.Homero Santiago & Fernando Bonadia de Oliveira - 2020 - Cadernos Espinosanos 43:15-53.
    O objetivo do texto é apresentar o interesse e algumas possibilidades do diálogo entre a ética espinosana e a filosofia da educação. Para tanto, propõe-se uma apresentação da filosofia espinosana com ênfase em certos aspectos que possam ser úteis ao estabelecimento desse diálogo, por exemplo o lugar privilegiado da figura da criança em algumas passagens da Ética. Por fim, trata-se de sugerir uma articulação entre o conceito espinosano de alegria e a prática pedagógica, discutindo o problema central do devir ativo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  7
    A Educação No Capítulo 9 Do Apêndice da Ética IV de Espinosa.Fernando Bonadia de Oliveira - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 17:14-37.
    No capítulo 9 do apêndice da parte IV da Ética Espinosa afirma que os homens conduzidos pela razão dão elevada demonstração de engenho e arte quando se esforçam por educar os demais para que vivam também sob o império da própria razão. O objetivo desse artigo é interpretar esse capítulo, apresentando as relações que ele estabelece com o conjunto das obras espinosanas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Correspondência entre espinosa E oldenburg.Fernando Bonadia de Oliveira - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:293-300.
    Resenha da tradução Correspondência entre Espinosa e Oldenburg. Tradução, apresentação, estudo, preparação do texto latino e notas: Samuel Thimounier Ferreira. Belo Horizonte: Autêntica. Coleção: Filô: Espinosa.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  33
    Marilena chaui E o debate sobre ideologia E educação no brasil.Fernando Bonadia De Oliveira - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:199-218.
    O objetivo deste artigo é evidenciar a contribuição dos argumentos do ensaio “ideologia e educação”, publicado por Marilena Chaui originalmente em 1980, para a fundamentação de uma percepção pedagógica da ideologia presente no interior das práticas educativas e escolares. a partir de um resgate dos eixos fundamentais da reflexão colocada por chaui pretendemos aclarar a atualidade do tema no brasil e explicitar a dimensão dos problemas por ela levantados no processo de transformação do licenciando em educador. finalmente, em forma de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark